Benefícios da Babosa para Uso Cosmético


Um pouco da história

A Babosa já é utilizada para fins terapêuticos desde a antiguidade. Os antigos egípcios já utilizavam a planta para tratamentos de ferimentos dos soldados, e documentos históricos indicam que a própria rainha Cleópatra já a utilizava em seus rituais de beleza.

Há registros de que o rei do antigo império da Macedônia, Alexandre, o Grande, planejara a ocupação da ilha de Socotorá com o único intuito de se apossar da vasta vegetação com inúmeros pés de babosa, como estratégia militar de obter a fonte do suprimento medicinal para seus soldados.

Desde os tempos antigos as pessoas já começaram a perceber que a seiva ou polpa da Aloe Vera ou Babosa servia de alívio para problemas graves de pele como a hanseníase e principalmente queimaduras. Neste mesmo tempo, perceberam que seus benefícios também eram visíveis na pele sarada e a planta começou a ser utilizada para fins cosméticos.

Benefícios para a pele

Estudos realizados em laboratórios modernos identificaram as diversas substâncias que a babosa tem e que proporcionam uma série de benefícios para o corpo humano. Sendo os principais componentes a aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina, os quais conferem as propriedades medicinais da planta, aliados à substâncias como glicose, galactose, tanino, esteroides, substâncias antibióticas, vitaminas, minerais, Sulfato, Ferro, Cálcio, Cobre, Sódio, Potássio, Manganês, entre outras.

Reidratante natural – através da ação conjunta do Sódio e do Potássio, e pela ação de duas substâncias como as ligninas e polissacarídeos, a babosa penetra profundamente na pele, proporcionando uma hidratação poderosa, restaurando os tecidos e prevenindo o ressecamento e o envelhecimento precoce das células.

Ação contra rugas, manchas da pele e Acne – pela ação de suas enzimas cicatrizantes, e da Vitamina C, promove a regeneração celular, aliada à presença de um hormônio em sua composição, que juntamente com o Cálcio, acelera o crescimento das células, daí sua excelente eficácia contra queimaduras e na redução da aparência de rugas e machas da pele. Toda esta ação celular, somada às substâncias antibióticas e certos esteroides que agem como anti-inflamatórios naturais, faz da Aloe Vera um excelente tratamento contra a acne e irritações da pele.

Benefícios para os Cabelos

Todos os benefícios que a babosa representa para a pele, também é oferecido aos cabelos. A Babosa é composta de 96% de água e 4% de moléculas de carboidratos carregadas de substâncias nutritivas e hidratantes, e é por causa desta água, que estes nutrientes conseguem penetrar nos fios, restaurando-os profundamente. 

A mistura destas substâncias presentes no gel da folha da Babosa, agem diretamente nos cabelos e no couro cabeludo,  fortalecendo o bulbo capilar e os fios, restaurando-lhes o vigor. Isso explica o uso da Aloe Vera como um dos principais ingredientes  utilizados pelas indústrias cosméticas para o tratamento capilar.

Como utilizar a Babosa

Como estamos tratando aqui do uso externo da babosa, sua principal aplicação é na forma in-natura, ou seja, da forma como é colhida, lavando bem suas folhas, extraindo os espinhos e cortando-a ao meio, no sentido do comprimento, e aplicando-a na parte afetada. 

No caso de queimaduras e acne, pode-se extrair o gel da babosa, retirando uma fina camada da casca e raspando o gel transparente com uma colher, aplicando em seguida na área afetada.
Quando você for colher a babosa, prefira as folhas de baixo que são mais “velhas”, porque as maiores concentrações de substâncias medicinais encontram-se nas plantas com mais de 3 anos.

Receita Antirrugas:

De uma maneira bem simples: após o banho e com a pele seca, corte um pedaço da parte grossa da folha da babosa, retire os espinhos, corte no meio no sentido do comprimento, e passe sobre o rosto. Pode passar sobre a área dos olhos, mas com cuidado, porque ela arde muito em contato com os olhos. Deixe secar e pode dormir, lavando o rosto pela manhã.

Em poucos dias você vai perceber que sua pele ficará mais lisa, sem aquela aparência de pele cansada, pois ela age fechando os poros e regenerando a pele.

Uma ou duas vezes na semana, você pode intensificar a ação da babosa, fazendo uma leve esfoliação da pele antes de aplica-la. Isso pode ser feito com açúcar refinado e mel, ou (melhor ainda) com uma máscara de argila, que também pode ser feita de forma prática embaixo do chuveiro, umedecendo um pouco de argila e passando no rosto com movimentos circulares leves, deixe agir por alguns minutinhos enquanto você termina o banho e depois enxague, com o rosto seco, passe a folha da babosa, cortada ao meio no sentido do comprimento e enxague no dia seguinte.

Isso vai acelerar o processo de redução das manchas da pele, e também na atenuação das rugas, pois as células mortas serão removidas, deixando o caminho livre para a ação regeneradora da babosa.

Faça uso da babosa todos os dias, potencializando com as esfoliações semanais e daqui a duas semanas, volte aqui para contar para nós os fantásticos resultados que você encontrou!

Para os cabelos, eu gosto de espremer bem a folha da Babosa e aplicar nos cabelos começando pela raiz, costumo fazer antes do banho, deixando agir por uns vinte minutos antes de lavar, mas o ideal é aplicar com o couro cabeludo limpo, e esfoliado (penteando com uma escova fina antes do banho), dá um pouco mais de trabalho, porque é importante secar antes de aplica-la e geralmente é preciso enxaguar depois, mas favorece ainda mais a absorção dos nutrientes da babosa na raiz do cabelo, consequentemente, potencializando o seu efeito na nutrição e fortalecimento dos fios.



Veja também:   Uso Cosmético da Argila




0 comentários:

Postar um comentário